Frutal é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de mesmo nome, sua população estimada é de 55.000 habitantes, e densidade demográfica de 20,7 hab/km².
Seus municípios limítrofes são os mineiros Comendador Gomes a norte, Campo Florido a nordeste, Pirajuba e Planura a leste; os paulistas Colômbia e Barretos a sudeste, Guaraci-SP e Fronteira-MG a sul, Orindiúva e Paulo de Faria-SP a sudoeste e Itapagipe-MG a noroeste.
Antônio de Paula e Silva construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, ao redor da qual formou-se um povoado, passagem obrigatória para os que transitavam de São Paulo para Goiás e Mato Grosso. Em seus primórdios, o lugar tinha como atividade econômica fundamental a criação pecuária, sendo que o povoamento da região teve como móvel principal a agropecuária para abastecimento de bandeiras, viajantes e localidades de exploração aurífera.
A chegada de numerosas pessoas que se fixaram no povoado favoreceu o seu rápido crescimento, passando à categoria de Arraial em 1850. Em 1854, foi incorporado ao Município de Uberaba e, em 14 de maio de 1858, elevado à condição de “Distrito de Paz”.
Em 5 de outubro de 1885, de acordo com Lei n.º 3325, o distrito foi emancipado e elevado à categoria de Vila, denominada Carmo do Fructal, desmembrando-se de Uberaba. Sua elevação à categoria de Cidade se deu a 4 de outubro de 1887, através da Lei nº 3.464, já com o nome de Frutal.