Barra de São Miguel é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Maceió, no estado de Alagoas, encontra-se a 09º50’24” de latitude sul e 35º54’28” de longitude oeste, a uma altitude de 2 metros, sua população estimada é de 7 500 habitantes, e possui uma área de 76,96 km².

[om_gmap zoom=”14″ lat=”-9.8237028″ lng=”-35.885903″ infowindow=”Barra de São Miguel, Alagoas, Brasil” styles=”_bright_bubbly”]

Barra de São Miguel município do Estado de Alagoas.

A Barra de São Miguel nasce nas águas do Rio Niquim, logo a sua frente os recifes suavizam as ondas do mar, dando-lhes a impressão de uma enorme piscina., suas areias são claras e o mar é extremamente azul, e hoje é o mais badalado balneário de Alagoas.

Do início, até meados do século XVI, o local onde atualmente se situa a barra de são Miguel foi habitado pelos índios caetés, sabe-se através de pesquisa, que em 1501, quando Américo Vespúcio esteve no Brasil com a sua primeira expedição, aportou junto à barra do rio são Miguel. Neste período, a região, assim como outras da circunvizinhança já eram habitadas por aqueles nativos. Faz parte da evolução histórica do município um relato “o ano era 1555, tempo em que partia de Bahia para Portugal a nau nossa senhora da ajuda com diversos tripulantes, contam os historiadores que a nau naufragou nos baixos de dom Rodrigo, atual Coruripe. Alguns dos tripulantes conseguiram chegar até a costa, em terras habitadas pelos caetés, índios dos mais valentes e que praticavam o ritual de antropofagia (ato de se alimentar de carne humana nos rituais sagrados), onde, na oportunidade alguns da tripulação foram capturados e devorados ali mesmo na praia, outros, foram conduzidos até o rio são Miguel, onde, após atravessá-lo foram devorados, entre eles estava o bispo. Fato interessante e marcante na história do município foi a morte do Bispo D. Pero Fernandes Sardinha, o qual foi devorado pelos silvícolas, no momento em que levava a imagem de Santana, ficando esta abandonada no local do acontecido, sendo posteriormente escolhida como a Padroeira do povoado que se formara.

Por sua localização privilegiada, o lugar transformou-se posteriormente num núcleo de pescadores. Com o desenvolvimento das atividades de pesca, Manoel Gonçalves Ferreira edificou um estaleiro para a construção de navios à vela, barcaças chatas, alvarengas e botes

A autonomia administrativa ocorreu por força de interesses políticos, somente em 1963, a Barra foi elevada à condição de município, desmembrado de São Miguel dos Campos.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Barra de São Miguel município brasileiro do Estado de Alagoas.

Barra de São Miguel município do Estado de Alagoas.

Categorias: AL

Multicipios Brasil

cool hunter

Scroll Up