Barra de Santo Antônio é um município brasileiro do estado de Alagoas, localizado na Região Metropolitana de Maceió, distante somente 37 km, sua população estimada é de 13.500 habitantes, possui belas praias como Tabuba, com seus vistosos arrecifes de franja e barreiras, transformando o mar em uma grande piscina, encontramos também a famosa Ilha da Croa, com seu extenso coqueiral e praias de rara beleza e ainda pouco exploradas, mantendo seu apelo selvagem e exótico.
[om_gmap zoom=”14″ lat=”-9.4051151″ lng=”-35.5111123″ infowindow=”Barra de Santo Antônio, Alagoas, Brasil” styles=”_bright_bubbly”]
Barra de Santo Antônio deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1853. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio, que corta a cidade em dois locais distintos – um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda). Neste lado, durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, destruído pelo tempo.
O movimento de emancipação política do distrito, então pertencente à São Luís do Quitunde, teve na pessoa do Sr. Manoel Monteiro de Carvalho seu principal batalhador. Ela foi alcançada através da Lei nº 2.285, de 20 de agosto de 1960, ocorrendo sua instalação oficial a 22 de setembro do mesmo ano.
.
.
A simplicidade do vilarejo de Barra de Santo Antônio cativa os visitantes, que lá encontram paisagens diversas, dos coqueiros e águas transparentes da praia do Morro às ondas fortes e falésias multicoloridas de Carro Quebrado, ponto de nudismo ocasional. Alegre, a cidadezinha é famosa também por seus eventos como Carnaval, festas juninas, chegada do verão (setembro) e festa do padroeiro São Sebastião (janeiro). Independente do período, não deixe de experimentar a peixada típica da região, servida nos restaurantes caseiros do povoado. A construção da ponte que liga Barra de Santo Antônio à Ilha da Croa facilitou o acesso, mas não é mais permitido passar de carro ou estacionar na areia.