Diamantina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, a população estimada é de 46.000 habitantes, localiza-se na Mesorregião do Jequitinhonha, estando a sede a 298 km de distância por rodovia da capital Belo Horizonte. A cidade está situada a uma altitude de 1.280 m, emoldurada pela Serra dos Cristais, na região do Alto Rio Jequitinhonha.
Com quase três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar a município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições, possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado, e é a terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira.
A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do diamante, a ocupação inicial do território se deu com Jerônimo Gouvêa, que seguindo o curso do Rio Jequitinhonha encontrou nas confluências do Rio Piruruca e Rio Grande, uma grande quantidade de ouro.
Por volta de 1722, começou o surgimento do povoado, sempre seguindo as margens dos rios que eram garimpados. A partir de 1730, ainda com uma população flutuante, com a expansão de pequenos arraiais ao longo dos cursos d’água em direção ao núcleo administrativo do Tejuco, foi se formando o conjunto urbano de Diamantina, tendo como primeiras vias a Rua do Burgalhau, Rua Espírito Santo e Beco das Beatas.
Em 1938, o conjunto arquitetônico do Centro Histórico da cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e, no final da década de 90, veio o reconhecimento mundial: Diamantina recebe da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
[googleMap name=”Diamantina” description=”cidade do estado de Minas Gerais” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]diamantina, minas gerais, brasil[/googleMap]