São João del-Rei é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, considerada uma cidade pólo do Campo das Vertentes, localização geográfica 21º 08′ 00″ Sul (latitude) e 44º 15′ 40″ Leste (longitude).
Cidade de clima temperado, caracterizado por verões quentes e úmidos, apresentando média térmica anual de 19,2°C, a temperatura mínima é 3°C (julho) e a máxima é 38°C (fevereiro).
São João del-Rei está inserida na bacia do Rio Grande, sendo o Rio das Mortes o principal entre os rios que banham a cidade, e a sede do município se localiza num grande vale, entre a Serra de São José (leste) e a Serra do Lenheiro (oeste).
Diferentemente das demais cidades históricas mineiras, São João del-Rei encontrou saídas imediatas após o final do ciclo do ouro. Tal fato permitiu a “junção” harmônica, entre o antigo e o moderno.
Nasceram em São João del-Rei o presidente eleito do Brasil em 1985 Tancredo Neves, Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, Padre José Maria Xavier (compositor sacro), Francisca Paula de Jesus (a “santa” Nhá Chica, nascida em 1808 no distrito são-joanense de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno e que está em vias de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.
A cidade de São João del Rei originou-se do antigo Arraial Novo do Rio das Mortes. A ocupação do arraial remonta a 1704, quando um paulista chamado Lourenço Costa descobre ouro no ribeirão de São Francisco Xavier.
Em 8 de dezembro de 1713 o arraial alcançou foros de Vila com o nome de São João del-Rei, clara homenagem a D. João V. Em 1714 passa a ser a sede da recém criada Comarca do Rio das Mortes. O ouro, a pecuária e a agricultura permitiram o desenvolvimento e progresso da vila, elevada à categoria de Cidade a 8 de dezembro de 1838.
[googleMap name=”São João del-Rei” description=”cidade do estado de Minas Gerais” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]São João del-Rei, minas gerais, brasil[/googleMap]